sexta-feira, 13 de abril de 2012

DIVÓRCIO VIRTUAL

O Divórcio  é todo um processo realizado pelo judiciário que tem a função de desfazer o casamento, anulando seus vinculos perante a lei. Mas Portugal saiu com uma novidade há algum tempo atrás, o Divórcio pela Internet.



Ele foi criado para tentar diminuir o tempo e o dinheiro gasto nesse tipo de processo que acaba sendo um tormento para o casal que quer se separar.
O tempo varia de casa para casal, se o casal sem filhos menores de idade e sem bens a dividir, o processo todo leva o tempo máximo de uma hora. Já para casais com filhos pequenos e bens a dividir, demora um tempo a mais, mas muito mais rápido que o processo normal.


Esse sistema foi adotado pelo programa de desburocratização do governo de Portugal e que simplificou muito uns processos que costumam consumir tempo, dinheiro e nervos, principalmente no Brasil: O DIVÓRCIO.
Brigas, Discussões, e acusações na hora de acabar com o casamento, pela internet não tem nada disso. Ela está em Lisboa. Ele, em Luanda, capital de Angola. Conectados à página do chamado 'Divórcio instantâneo', o casal dá início ao processo, tudo on line.



Em casa, no escritório ou num centro de internet em Lisboa, qualquer casal sem filhos menores de idade e sem bens para dividir pode se divorciar em no máximo uma hora. Até os casos mais complexos, que exigem grandes partilhas de bens e até mesmo pensão alimentícia, por exemplo, são muito rápidos se comparados ao método antigo feito diretamente pelo judiciário. 
Os pedidos de divórcio chegam ao cartório instantaneamente. Se há pendências, o casal só precisa confirmar a decisão na frete do juiz. E ainda assim se não tiverem tempo para isso, podem mandar um procurador que já sai de lá com tudo resolvido.  
Segundo o advogado que inventou o sistema, Januário Lourenço, o custo não passa do equivalente a R$ 500. Os divórcios tradicionais podem ser até 20 vezes mais caros e podem se arrastar por longos anos.



A novidade foi criticada por alguns advogados especializados em processos de divórcio, mas o governo português já avisou que não tem volta. Se é bom para os cidadãos, está acima dos interesses de classe. 
Para muitos, o divórcio pode dar mais dor de cabeça do que a própria relação entre casais frustrados que ainda moram junto. 
Este processo é ideal para Britney Spears e outros famosos “compulsivos” que mal se casam e logo decidem se divorciar, pois, descobrem que a vida a dois é bem mais difícil do que imaginavam, principalmente quando cada um tem uma grande agenda a seguir, e pertecem a mundos diferentes!

3 comentários:

  1. Olá Tiago,seu trabalho ficou excelente ,mas tenho uma perguntar a fazer.Fiquei em dúvida em relação sua afirmação.nesse ponto''o casal sem filhos menores de idade e sem bens a dividir''vc afirma que o processo leva no máximo de 1 horas.Pelo que tenho conhecimento um pouco sobre divórcio aqui no brasil,mesmo o divorcio pela internet,demora um pouco se os casais não entrarem em concenso.Não importa se tem filho ou não.vantagem que divórcio virtual tem é que os casais entra no processo rápido e não precisa sair de casa para pedir separação.Basta se conectar na internet e entrar no processo sem perde o tempo e aguarda audiência para os casais comparecerem no local de julgamento do processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo minha cara Neide, quando os casais não tem filhos o processo de separação virtual é bem mais simples, tornando até mesmo o desfeixo do processo mais rápido, acabando com as grandes demoras e frustrações que os processos normais proporcionam![[[[

      Excluir
  2. Muito interessante este assunto e bem inovadora, esse sistema acaba mesmo com burocratização dos processos simples, este em questão a separação dos casais que não possui filhos, porém isso não impede os casais terem a reunião informal para discutir a divisão dos bens,essa comunicação pode ser via telefone celular ou internet, ai que após esta tudo acertado ocorre essa separação, pois nenhum dos lados querem sair de mão abanando nessa historia,aliás essas são normalmente uma das razões que faz o processo demorar tanto,ou seja não havendo consenso dos dois lados não tem separação! espero que os casais contribua com esse novo sistema.

    ResponderExcluir