domingo, 29 de abril de 2012

POLICIAL ROBÔ

Como sabemos são diversas as tecnologias que estão surgindo para que possam ajudar a justiça a ser feita, e como o processo de evolução tecnológica não para, a Rússia acaba de inovar mais uma vez, criando o POLICIAL ROBÔ, que foi criado no intuito de manter uma boa ordem pública e dar mais segurança para as pessoas, sem falar nas muitas funções que ele pode operar.


É verão em Perm, Rússia, e um novo oficial de polícia ingressou na força militar. O novo policial chama bastante a atenção. Nada esbelto, chega a pesar 275kg. Esse policial também não anda - ele percorre as ruas sobre rodas. Chama-se R Bot 001 e é o primeiro oficial de polícia robô do pelotão.

Embora alguns policiais robôs, hoje, patrulhem as ruas, eles não são tão animados quanto a personagem de"Robocop" vista aqui, no Toy Fair, em Nova Iorque 

O R Bot 001 assemelha-se a um projétil ou a um foguete de 1,75m de altura, que se move sobre quatro pneus. Sua função principal é monitorar as ruas usando suas cinco câmeras de vídeo. Possui um botão que as pessoas podem apertar para acionar a delegacia em caso de necessidade, e ainda consegue dar ordens simples, como mandar pedestres bêbados para casa.

A polícia de Perm não deu mais informações sobre o policial robô, possivelmente porque a apresentação do R Bot 001 não foi tão estelar. Algumas horas depois de sair às ruas, o robô enfrentou uma tempestade e, infelizmente, sua armação não era à prova de água. A água entrou no robô, causando um curto-circuito em seu sistema elétrico. Os policiais tiveram que pegar o R Bot 001 e levá-lo de volta para manutenção [fonte:The Australian (em inglês)].

Mas o R Bot 001 não é o primeiro robô a encontrar um lugar em uma unidade policial. Muitas forças policiais utilizam robôs para ocasiões particularmente perigosas, como o desarmamento de bombas ou a realização de reconhecimento em uma possível situação com reféns. Esses dispositivos podem não parecer tão incríveis quanto o Robocop - ou mesmo quanto o R Bot 001 - mas são peças sofisticadas de mecanismos criados para lidar com as situações mais perigosas que a polícia pode encontrar. Nesse artigo, aprenderemos o que torna esses dispositivos robóticos marcantes e as diferentes formas de a polícia usá-los


quarta-feira, 25 de abril de 2012

TORNOZELEIRA DE MONITORAMENTO DE PRESIDIÁRIOS

Como sabemos as tecnologias estão cada vez mais derrubando as barreiras e superando seus limites, e agora lhes mostrarei uma nova invenção que veio para acabar com muitas limitações e restrições que os presidiários tem hoje em dia, assim facilitando a vida dos presos, pois nessa vida todos temos direito á uma segunda chance e principalmente de uma vida saudável e harmoniosa com o seu convívio familiar. Que é o caso das tornozeleiras de monitoramento.





As tornozeleiras de monitoramento de presos já estão sendo implantadas em todo território nacional, assim possibilitando que presos possam sair das cadeias para trabalhar e manter uma vida normal, gerando com isso uma séria de benefícios tanto para o preso quanto a sua família, pois ele deixa de ser um fardo e pode passar ajudar tanto financeiramente quanto emocionalmente, que é o caso de muitas mães que sofrem por saberem que seus filhos estão atrás das grades e por ali irão ficar por um tempo.
O rastreamento é feito por um sistema operacional que informa a rota seguida pelo indivíduo e alerta imediatamente se o mesmo sair de seu percurso permitido, várias pessoas trabalham nesse monitoramento e ficam a vigiar passo a passo o trajeto que cada preso sobre condicional dar fora das prisões.




Os presos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto (que tiverem autorização de saída temporária) poderão ser monitorados eletronicamente e ganharão o direito de trabalhar fora dos presídios, e também as mulheres que estiveram gestantes poderão sair para fazer todo o seu acompanhamento médico necessário e depois do parto também poderão passar um período em casa com a família para assim criar seu filho com maior comodidade.
As tornozeleiras são feitas de um material ultra sensível que avisam caso as pessoas monitoradas tentam tirá-las, enviando informações para a central que manda patrulhas imediatamente ao local para apreensão do meliante!



Creio eu que com esse pequeno artigo tenha aberto sua mente a respeito de que todos nós merecemos ter uma vida saudável e feliz, independente do que fizemos no passado, pois todos sabemos que errar é humano, mais permanecer no erro é burrice, assim possibilitando que essas pessoas tenham uma nova chance retomar suas vidas e mostrar a todos que tecnologias e a justiça andam de mãos dadas e estão aqui para facilitar a vida de todos.



http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/presos-poderao-ser-monitorados-por-pulseiras-tornozeleiras-e-telefone.html

ÓCULOS ROBOCOP


A tecnologia não para de inovar, e esta cada vez mais voltada pra ajudar os cidadãos em prol da justiça, com isso tornando cada vez melhor o ambiente em que vivemos e principalmente levando a justiça ao alcance de todos, assim fazendo com que pessoas que cometeram crimes vão para a cadeia cumprir suas penas, pois lugar de bandidos é atrás das grades.






Um tecnologia inventada em Israel e que agora veio para facilitar a vida dos policiais e promover a justiça, foi inventada uma novas arma mais precisa para identificação de criminosos, essa nova arma de combate ao crime tem o apelido de “Óculos Robocop” e é capaz de identificar um criminoso no meio da multidão com uma enorme precisão. Este óculos é capaz de escanear até 400 rostos por segundo em um raio de mais ou menos 50 metros, mas isso pode ser configurado.

O sistema de identificação é extremamente preciso, podendo distinguir até mesmo gêmeos, pois ele robocopanalisa mais de 46 mil pontos do rosto humano, tornando-se assim quase impossível que haja uma identificação errada. Além disso, o óculos é ligado a central da Polícia, assim o policial que estiver usando saberá na hora se existe alguma pessoa que deve algo a lei perto dele, podendo dessa maneira prende-lo rapidamente.

Esta arma já esta sendo implantada no Brasil e brevemente estará funcionando normalmente em vários pontos estratégicos, e também há grandes expectativas a utilização desta arma na copa do mundo de 2014 que será no Brasil, assim facilitando o prisão de criminosos que queiram se aproveitar de estrangeiros que tenham vindo a passeio para aproveitar o que o Brasil tem de melhor.






segunda-feira, 23 de abril de 2012

O PODER DAS REDES SOCIAIS


O mundo inteiro interligado através da internet por meio das REDES SOCIAIS...

Hoje em dia podemos observar o quanto é grandioso o poder que a redes sociais tem em relação a todos os aspectos e assuntos no mundo, quando se trata de protestos, campanhas, notícias bombásticas, essas coisas vem sendo cada vez mais acentuadas e expostas de tal maneiro por meio das redes sociais, que as mesma vem derrubando tabus, preconceitos e até mesmo governos ditadores, que é o caso do exemplo da matéria logo a baixo.





Não de hoje que as redes sociais estão unindo povos e culturas, disseminando opiniões e modismo pelo mundo.

Na queda do ditador do Egito não foi diferente, elas tiveram papel fundamental na conscientização e compartilhamento coletivo de forma célere entre os egípcios, nas idéias e na interação entre as pessoas, com as diversas possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento e a cooperação entre os elos da rede sobre os reais problemas que existiam com a permanência do ditador Mubarak e suas conseqüências.

Como todos sabem, a rede internet passou a ser mais que um mero meio de comunicação: ela rompeu a barreira geográfica e abriu horizontes.

Constitui hoje como uma revolução na forma como interagimos, participamos e contribuímos nos ambientes em rede e no mundo.

Daí essa extraordinária força que foi elencada por todos no Egito, no uso das redes sociais para difundir e mostrar os novos ideais de democracia, mostrando de maneira clara a frágil política social e econômica imposta pelo ditador e que afetava os Egípcios.
As redes sociais têm sua importância histórica a partir do momento que muda o estilo do ser humano em compartilhar de maneira pacífica e responsável informações e dados sobre tal evento, situação social, perfil político, perfil demográfico de uma região ou comunidade, situação cultural ou política vivenciada por um povo ou nação.
Informações dão conta que tudo que aconteceu no Egito, com aquela mobilização das pessoas de forma histórica e democrática, deu-se com o acesso das pessoas pela rede social, sendo assim uma ferramenta de divulgação em massa, que deu certo.







Fonte: http://reporter24horas.blogspot.com.br/2011/02/as-redes-sociais-e-queda-de-mubarak-no.html

terça-feira, 17 de abril de 2012

"HIDDEN" O SOFTWARE PEGA LADRÃO !

Hidden é um software criado especialmente para computadores da APPLE onde o mesmo registra através da sua webcam imagens do utilizador da máquina e que pode ser ativado através de outro computador assim enviando imagens do ladrão facilitando a recuperação e assim possibilitando que o bandido seja preso.




Acredite se quiser: um homem californiano conseguiu rastrear o ladrão que havia roubado seu laptop através de um software de espionagem que tirou fotos do criminoso usando o computador.

Joshua Kaufman decidiu liderar as investigações sobre o furto de seu próprio computador depois que a polícia local pouco se esforçou para recuperar o seu MacBook da Apple, roubado de sua casa.

Lembrando que havia instalado um programa de segurança chamado “Hidden” (oculto) na webcam de seu computador, ele ativou o software em uma tentativa de encontrar seu laptop – e o ladrão. O “Oculto” não só permitiu a Kauffman enxergar para onde o ladrão tinha levado o seu laptop, como também mostrou uma série de fotografias do homem enquanto ele usava a máquina roubada e quando estava deitado no sofá ao lado.

Munido dessas informações, Kaufman foi capaz de descobrir o trabalho do ladrão e seu paradeiro. Porém, mesmo após apresentar as provas à polícia, os agentes não fizeram nada a respeito – novamente.

Como último recurso, Kaufman publicou as informações on-line utilizando o blog “Esse cara está com o meu MacBook” e sua conta no Twitter – rapidamente atraindo milhares de seguidores. As palavras de Kaufman: ele sentiu “o poder da internet” jogando a seu favor.

Por meio dos sites de redes sociais, a mídia dos EUA se compadeceu da missão de Kaufman e entrou em contato com a polícia em seu favor, pedindo-lhes para dar uma segunda olhada no caso com as novas informações.
Dois meses após ignorar o caso de Kaufman, considerando-o de “baixa prioridade”, a força policial de Oakland, Califórnia, enfim foi capaz de capturar o homem revelado pelo software.

“PRESO! Um oficial da polícia de Oakland me chamou para me comunicar que eles prenderam o cara das minhas fotos! Uhuu!”, tuitou Kaufman ao saber que a polícia havia rastreado e prendido o ladrão.





Fonte: http://hypescience.com/webcam-entrega-ladrao-de-laptop/

sexta-feira, 13 de abril de 2012

DIVÓRCIO VIRTUAL

O Divórcio  é todo um processo realizado pelo judiciário que tem a função de desfazer o casamento, anulando seus vinculos perante a lei. Mas Portugal saiu com uma novidade há algum tempo atrás, o Divórcio pela Internet.



Ele foi criado para tentar diminuir o tempo e o dinheiro gasto nesse tipo de processo que acaba sendo um tormento para o casal que quer se separar.
O tempo varia de casa para casal, se o casal sem filhos menores de idade e sem bens a dividir, o processo todo leva o tempo máximo de uma hora. Já para casais com filhos pequenos e bens a dividir, demora um tempo a mais, mas muito mais rápido que o processo normal.


Esse sistema foi adotado pelo programa de desburocratização do governo de Portugal e que simplificou muito uns processos que costumam consumir tempo, dinheiro e nervos, principalmente no Brasil: O DIVÓRCIO.
Brigas, Discussões, e acusações na hora de acabar com o casamento, pela internet não tem nada disso. Ela está em Lisboa. Ele, em Luanda, capital de Angola. Conectados à página do chamado 'Divórcio instantâneo', o casal dá início ao processo, tudo on line.



Em casa, no escritório ou num centro de internet em Lisboa, qualquer casal sem filhos menores de idade e sem bens para dividir pode se divorciar em no máximo uma hora. Até os casos mais complexos, que exigem grandes partilhas de bens e até mesmo pensão alimentícia, por exemplo, são muito rápidos se comparados ao método antigo feito diretamente pelo judiciário. 
Os pedidos de divórcio chegam ao cartório instantaneamente. Se há pendências, o casal só precisa confirmar a decisão na frete do juiz. E ainda assim se não tiverem tempo para isso, podem mandar um procurador que já sai de lá com tudo resolvido.  
Segundo o advogado que inventou o sistema, Januário Lourenço, o custo não passa do equivalente a R$ 500. Os divórcios tradicionais podem ser até 20 vezes mais caros e podem se arrastar por longos anos.



A novidade foi criticada por alguns advogados especializados em processos de divórcio, mas o governo português já avisou que não tem volta. Se é bom para os cidadãos, está acima dos interesses de classe. 
Para muitos, o divórcio pode dar mais dor de cabeça do que a própria relação entre casais frustrados que ainda moram junto. 
Este processo é ideal para Britney Spears e outros famosos “compulsivos” que mal se casam e logo decidem se divorciar, pois, descobrem que a vida a dois é bem mais difícil do que imaginavam, principalmente quando cada um tem uma grande agenda a seguir, e pertecem a mundos diferentes!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

SITES DE TRANSPARÊNCIA

O site de tranparência é uma ferramenta para que o povo fiscalize onde é empregado o dinheiro público, iniciativa que ajudará na governabilidade dos Estados, pois a transparência tem que ser ampla e o cidadão tem o direito de saber onde é gasto o recurso do Estado. Afinal, é a população que paga os impostos e garante o funcionamento dos órgãos governamentais.
Logo abaixo mostro-lhes de exemplo o site de transparência do Estado do Maranhão.

http://www.portaldatransparencia.ma.gov.br/








Além dos Estado do Maranhão muitos outros Estados já estão trabalhando nesse projeto de implatacação de sites de tranparências de gastos públicos, assim facilitando a vida de cada um de nós, que cada vez mais teremos acesso as informações precisas sobre "como" e com "o quê ?" são gastos o nosso dinheiro.

E de exemplo de outros Estados que também utilizam os sites de tranparências, temos o Estado do Amapá, que em 09 de Fevereiro de 2011 colocou em funcionamento o portal de transparência do estado.

http://www.transparencia.ap.gov.br/

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ARMA DE ELETROCHOQUE

Arma de eletrochoque ou simplesmente arma de choque, é uma arma não letal capaz de liberar uma descarga elétrica a fim de imobilizar uma pessoa momentaneamente. Contudo, existem registos e comprovações da Polícia do Brasil, de efeito "criminoso em seu uso", que essa arma é mais letal que a arma de fogo, quando se "fecha o cirqüito" provocando um campo eletro - magnético fatal, de eventuais casos de morte entre pessoas com aparelhos de "Marca - Passo", pessoas idosas e gestantes, que perdem as suas crianças. E muitos outros fatos que constam em arquivos policiais.


No Brasil essa arma não é muito aceita. Muitas dessas armas podem ser disfarçadas nos mais variados tipos de objetos, desde caneta até celulares. Há tempos, diversas opções caseiras são feitas a partir de capacitores eletrolíticos, especialmente de tantalo, mas desde 1993 a empresa Taser International fabrica e vende diversos modelos de armas de eletrochoque, popularizando seu uso principalmente pelas polícias de diversos países. Os tasers, como são conhecidos, apesar de possuírem um funcionamento básico comum em relação ao padrão das armas de eletrochoque, têm os dois eletrodos de carga não estão permanentemente unidos à estrutura.




Taser

Existem basicamente dois modelos de taser:

Taser de contato: tem o formato semelhante ao de um celular e funciona com duas baterias de nove volts. Seu funcionamento é simples: tem o corpo de plástico e possui numa da extremidades uma junção de seis a dez pinos metálicos, agrupado em pares, por onde é descarregada a corrente elétrica. Em um dos lados possui um gatilho, onde é efetuado o disparo. Também possui uma chave, onde a arma pode ser ligada, desligada ou colocada em "standby" ("modo de espera"). O resultado na vítima depende da região atingida, podendo ser desde a dormência na área atingida ou até mesmo desmaio.


Taser de IEM (air taser): tem o formato semelhante ao de uma pistola (como o da imagem) e funciona pelo principio de IEM (interrupção elétrica intramuscular). Esse modelo possui 2 eletrodos, ligados a dois fios de cobre que podem ter quatro, seis, oito ou dez metros. Ao disparar, ela lança os dois eletrodos, que ao atingir a vitima, aplicam uma descarga elétrica por 5 segundos, imobilizando o alvo. Após esse tempo, mantendo-se pressionado o gatilho, uma descarga é disparada a cada 1,5 segundo. Após o disparo, os eletrodos e os fios são descartados, sendo trocado para o próximo disparo. Pode-se acoplar a taser uma lanterna tática e mira a laser, para evitar erros acidentais. Este modelo, diferente do de contato, imobiliza a vitima, independente da resistência à eletricidade do alvo e da área atingida, pois devido à descarga ser intra-muscular, age direto no sistema nervoso central (SNC), fazendo com que o alvo fique em posição fetal. Alguns modelos utilizam uma bateria descartável que permite até 120 disparos. Outros utilizam uma bateria auxiliar recarregável que o operador leva preso à cintura em uma bolsa, semelhantemente ao coldre de uma pistola normal. No Brasil, seu uso é restrito às forças policiais, paramilitares e militares, sendo portanto proibido a compra, uso ou porte por civis.













Mortes relacionadas uso das armas de eletrochoque

Brasil

Em 18 de Março de 2012, o brasileiro Roberto Laudísio Curti, de 21 anos, morreu depois de ser atingido por eletrochoques disparados por armas taser da polícia de Sydney, na Autrális. A arma utilizada pela polícia ao abordar o brasileiro disparada até 400 volts de eletricdade contra a pessoa. Roberto morreu no local. A ação policial teve início após o furto de um pacote de biscoitos em uma loja de conveniência durante a madrugada. A policia australiana alega haver confudido o brasileiro com um ladrão do pacote de biscoitos.


Canadá

Mapa de mortes relacionadas com uso de taser no Canadá. As armas envolvidas nas mortes são de fabricação da Taser Internacional. Um caso recente é de um turista brasileiro de 21 anos, ocorrido em Sydney na Austrália no dia 19 de março de 2012, noticiado pelo jornal local The Sidney Morning Herald. Outro caso é o de Robert Dziekanski, ocorrido em 14 de outubro de 2007 e que resultou no Inquérito Braydwood. O incidente inflamou o debate a cerca do uso de armas de eletrochoque, especificamente as de fabricação pela Taser Internacional. O resultado parcial do Inquérito, recomenda restrições extensas ao uso de armas de energia em geral, incluindo as armas de eletrochoque.

O mapa das mortes relacionadas com uso de taser no Canadá indica que o alto grau de treinamento das forças policiais no uso da arma não evita a ocorrência de fatalidades. Grupos de direitos civis argumentam que elas aumentam a violência policial, uma vez que não deixam marcas e a morte pode ocorrer horas após o incidente, sendo dada como por outras causas. Após estudos realizados por laboratórios imparciais, como o caso dos estudos realizados em Montreal, Canadá, a fabricante Taser International deixou de reivindicar que os dispositivos sejam "não-letais", e atualmente diz que eles "são mais eficazes e mais seguros do que o uso de outras opções de força."

O comitê contra tortura das Nações Unidas aponta para o fato de que o uso de armas de energia dirigida como as de eletrochoque pode constituir um objeto de tortura devido à dor aguda que eles causam, e alerta contra a possibilidade de morte. O uso dos cintos de descarga elétrica foi condenado pela Anistia Internacional como a tortura, não só para a dor física causada pela arma mas também pelas maiores possibilidades de abuso, uma vez que causa intensa dor sem deixar marcas. Seria a tortura sem contato, facilmente negada.



Estudos Recentes

Estudos apontam ser irresponsável o seu uso, feitos pelo especialista Pierre Savard, engenheiro da Ecole Polythechnique de Montreal, de "morte súbita" associado ao processo a acerca da segurança do uso de tasers indicam que o limite de energia necessária para provocar uma difribilização ventricular fatal diminui dramaticamente a cada ataque dos choques elétricos com o taser. O limite em mulheres principalmente nas grávidas é ainda mais baixo.

domingo, 8 de abril de 2012

BAFÔMETRO

O Bafômetro nada mais é do que um aparelho utilizado para medir a concentração de bebida alcóolica em um indivíduo, onde analisa o ar respirado pelos pulmões. É de comum utilização de policiais e serve para medir a quantidade de alcool ingerida geralmente por motoristas que por força insistem em dirigir alcoolizados.
Ele mede a quantidade de alcool através de um simples sopro, analisando e dando dados precisos a respeito da quantidade de alcool ingerida por aquela pessoa. No Brasil é estabelecida que apartir de 0,50 g alcool/L no sangue a pessoa é considera impossibilitada de dirigir.

Assim como muitas das tecnologias o bafômetro evolui a cada dia que passa, se tornando cada vez mais eficaz e até mesmo compacto, equipamento esse de vital importância para a fiscalização de trânsito, facilitando que pessoas alcoolizados sejam detidas e impossibilitadas de dirigirem e causar danos a patrimônios públicos e principalmente acidentes evitando grande acidentes, onde geralmente são fatais, ocasionado inúmeras mortes.

E aqui podemos ver uma das ultimas evoluções do bafômetro, o BAFÔMETRO CHAVEIRO, que é um modelo bem compacto e totalmente de fácil manuseio e transporte assim facilitando a vida dos policiais e garantindo um trânsito cada vez mais seguro, tirando de circulação de pessoas embriagadas que possam a vir causar grandes acidentes, como é caso das festas de CARNAVAL, evento este campeão em morte em acidentes de trânsito, causados por pessoas alcoolizadas.


TUCUJURIS

O TUCUJURIS é um software ultilizado exlusivamente no Estado do Amapá pelo Tribunal de Justiça (TJAP) e também todos os Fóruns do Estado, onde o mesmo foi criado para a organização dos processos e maior eficácia em suas buscas,  o sistema permite a busca por processos de diferente formas, como: pelo nome da parte autora, parte ré, número de RG e CPF, nome da mãe das partes, cidade em que tramita o processo, número único de justiça e algumas outras formas.
Além de permitir uma procura rápida e eficaz o sistema também serve para inúmeras funções dentro do local onde é aplicado, é um sistemas muito bem elaborado e totalmente moldado para as necessidades do seu usuário e seu setor de trabalho como por exemplo: serve para fazer encaminhar processos para o Ministério Público, publicar sentenças diretamente no site Oficial do Estado e até mesmo para tirar Certidões Criminais, documentos estes exigidos para admissão em qualquer local de emprego!


O Tucujuris também esta disponivel através do site http://www.tjap.jus.br/portal/ onde também é possível efetuar as buscas por processos e sentenças assim facilitando muito a vida das pessoas e dos advogados que não precisam se locomover até os fóruns para realizar as consultas de seus processos, além dessas informações o site disponibiliza vários atalhos para sites de orgãos públicos e também mostra os últimos acontecimentos e notícias do Estado do Amapá.